Fontes: Livro:Biologia ensino médio Autor:Albino Fonseca Editora Ática
Livro: Biologia Autores:César e Sezar Editora Saraiva
Introdução:
Os seres vivos se relacionam-se harmonicamente, quando não há prejuízo para os associados,e desarmonicamente,quando um dos associados é prejudicado pelo outro.Em ambos os casos,a relação pode envolver indivíduos da mesma espécie(relação intra-específica) ou indivíduos de espécies diferentes(relação interespecífica).
Veja no no quadro abaixo os principais tipos de relações entre os seres vivos.
1.Relações harmônicas
Colônias
Colônias são relações harmônicas entre indivíduos da mesma espécie, unidos fisicamente entre si ou por meio de formações especiais.Encontram-se colônias entre algas,bactérias,cinidarios,etc.
Nas colônias os indivíduos podem apresentar atividades independentes ou pode haver emtre eles uma divisão de trabalho.
Como exemplos do primeiro caso citam-se algumas espécies de algas azuis e verdes,as bactérias (diplococos,estreptococos,estafilococos),os corais,etc.
Como exemplo de colônias onde ocorre a divisão de trabalho cita-se a caravela (colônia de cnidários, na qual alguns indivíduos se especializam na reprodução e outros na nutrição e defesa da colônia)
Physalia caravela
Sociedades
Sociedade é um grupo de animais da mesma espécie não ligados fisicamente uns aos outros(como sucede nas colônias).
Ocorre a organização social quando indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos formando um todo,de tal maneira que cada um deles contribui de alguma modo para a prosperidade do outro.Cada grupo se adapta a uma determinada função (nutrição, defesa,reprodução,etc.).A cada um desses grupos ,que executa determinada função,denomina-se casta.As sociedades são frequentes no grupo dos insetos(formigas,abelhas, vespas e cupins ou térmitas).
Casta de abelhas
Casta de formigas
Casta de térmitas
Mutualismo
Mutualismo é a associação entre dois seres vivos de espécies diferentes na qual há um benefício recíproco entre os indivíduos associados.Há tempos atrás essa associação era conhecida com simbiose.
Ocorre mutualismo com as bactérias celulolíticas que vivem que vivem no intestino de animais herbívoros e na pança dos ruminantes.
Outro caso interessante de mutualismo ocorre entre o crustáceo paguro(ermitão ou bernardo-eremita) e as anêmonas-do-mar ou actínias.Estas defendem o paguro de seus agressores;o crustáceo, introduzindo-se numa concha abandonada de molusco, com seu movimento desloca a actínia presa a concha,proporcionando a ela novos meios de nutrição.
(esquerda-Anêmona-do-mar/direita-crustáceo paguro)
Comensalismo
Comensalismo é a relação entre dois animais de espécies diferentes, na qual um deles se alimenta das sobras ou restos da alimentação do outro, sem que isso lhe cause prejuízo.Tal fenômeno é encontrado entre o tubarão e a rêmora.
Outro exemplo de tal relação é encontrada entre o leão e a hiena.
Inquilinismo é o fenômeno pelo qual um ser vivo se utiliza de outro como moradia.é o caso do pequeno peixe-agulha( Fierasfer) , que costuma refugiar-se no interior do equinodermo pepino-do-mar.
Foresia é o fenômeno pelo qual certos seres vivos se utilizam de outros como meio de locomoção.É o caso das cracas (crustáceos fixos), que se instalam em organismos móveis (moluscos gastrópodes, por exemplo), fixando-se sobre uma concha.
2.Relações desarmônicas
(Em construção)
Competição
A competição é uma luta por fatores que não existem em quantidade suficiente para todos.Há nas comunidades dois tipos básicos de competição:a competição intra-específica,entre organismos de uma mesma espécie, e a competição interespecífica, que opoem populações diferentes na comunidade.Os dois tipos de competição regulam o tamanhao das populações, fazendo parte da resistência ambiental.
Competição intra-específica
Ex:
Territorialidade :Consiste na escolha de um lugar pelo animal que nele se estabelece, defendendo-o contra outros indivíduos da mesma espécie.Um exemplo:na época da reprodução,o macho de uma espécie de pássaro delimita seu território ,não permitindo a aproximação de outro macho de sua espécie.Muitas vezes, a demarcação é feita por meio do canto, que sinaliza para os outros machos que a área está ocupada.A delimitação do território é uma condição importante para o acasalamento,já que um macho sem território não se reproduz.
Muito obrigada! Ótimas informações, ajudaram bastante.
ResponderExcluirrelações ecológicas dos moluscos?
ResponderExcluirÓtimo!!!! Não conhecia foresia...👏👏👏👏
ResponderExcluirExiste um caso muito interessante de foresia que ocorre com a mosca do Berne (Dermatobia hominis).
ResponderExcluir