Doenças parasitárias

Fonte:Fundamentos da biologia moderna    Autores: Amabis e Martho


Doença de Chagas

O Trypanossoma cruzi é um protozoário flagelado que causa a doença de Chagas.


                                                             Trypanossoma cruzi


O tripanossoma é transmitido ás pessoas sadias por um inseto hemíptero( insetos cuja principal característica é apresentar dois pares de asas, com o par anterior mais rígido na base e membranoso na extremidade ) sugador de sangue, popularmente conhecido como barbeiro ou chupança(Triatoma infestans).


                                             barbeiro ou chupança(Triatoma infestans).

O inseto defeca enquanto chupa o sangue; se ele tiver anteriormente picado uma pessoa doente, sua fezes conterão tripanossomas. que penetrarão pelo ferimento da picada quando o indivíduo coçar o local.
Os tripanossoma instalam-se no coração das pessoas infestadas ,atacando o músculo cardíaco e provocando insuficiência cardíaca.


A doença é muito frequente nas regiões rurais onde se constroem casa de pau-a-pique.

                                                                casa de pau-a-pique

As paredes de ripas e barro dessas casas apresentam frestas onde os barbeiros podem se esconder durante o dia, saindo a noite para se alimentar.
Para prevenir e combater a doença, deve-se impedir que o barbeiro pique pessoas sadias.Isso pode ser feito combatendo-se o inseto transmissor com inseticidas, protegendo os leitos com cortinados de filó e melhorando as construções rurais.



Esquistossomose

Uma das doenças parasitárias comuns entre os brasileiros é a esquistossomose, causada pelo verme platelminte chamado Schistosoma mansoni.


                                                           Schistosoma mansoni

As formas adultas do Schistosoma habitam as veias do fígado e do intestino.Os ovos eliminados pelas fêmeas vão até os capilares sanguíneos que ficam logo abaixo da mucosa intestinal, de onde passam para a cavidade do intestino e são eliminados com as fezes do hospedeiro.
Ao atingirem a água de córregos e lagoas, os ovos eclodem liberando larvas ciliadas, conhecidas como miracídios.Caso nessa água exista um tipo de caramujo planorbídeo (em geral, a Biomphalaria glabrata),os miracídios penetram e se instalam em seu corpo.Esse é o hospedeiro intermediário do verme.

                                                         Biomphalaria glabrata

No caramujo, o verme passa por uma série de estágios e se reproduz ativamente; finalmente, atinge a forma perigosa para o homem, a cercária, que abandona o corpo do caramujo e vai para a água.


                                                                   cercária

As cercárias nadam e, ao encontrarem uma pessoa, penetram ativamente em sua pele, provocando uma coceira característica.As lagoas infestadas de cercárias são por isso conhecidas popularmente como lagoas de coceira.
As cercárias que penetram no corpo humano através da pele entram nos vasos sanguíneos, por onde chegam até as veias do intestino e do fígado.Aí se fixam e evoluem para a forma adulta do verme, completando o ciclo.


Os sintomas da esquistossomose são perturbações do fígado e da circulação intestinal.O fígado pode ficar muito inchado e edematoso, de tal maneira que o doente desenvolve um grande inchaço no lado direito do abdome.Vem daí a denominação popular barriga d' água.

 barriga d' água


O combate á esquistossomose é feito através da destruição dos caramujos hospedeiros, pelo uso de substâncias moluscocidas ou mesmo pela drenagem de lagos e córregos.No entanto, o método mais eficiente seria a construção de instalações sanitárias adequadas e a educação sanitária.


Malária

A malária é causada por um esporozoário parasita do gênero Plasmodium ,que é transmitido de pessoa para pessoa por uma espécie de pernilongo do gênero Anopheles.

                                                    pernilongo do gênero Anopheles.

Uma vez no corpo do homem ,os parasitas penetram em células do fígado e em hemácias, onde se reproduzem.As células infestadas arrebentam e liberam uma nova safra de plasmódios, que infestam novas células.
O rompimento das células infestadas é sincrônico,isto é, todas estouram ao mesmo tempo.Quando isso ocorre, aparece o principal sintoma da malária, que é febre alta(em torno de 40°C)acompanhada de calafrio e mal-estar.a febre comum costuma ocorrer em intervalos regulares de 48 em 48 ou de 72 em 72 horas, dependendo da espécie de plasmódio.
Quando uma pessoa doente é picada por um mosquito transmissor, o inseto adquire o parasita.Os plasmódios instalam-se nas células da parede estomacal do mosquito,onde se reproduzem.Ao fim de algum tempo, milhares de plasmódios migram até a glândula salivar do inseto, de onde poderão ser transmitidos a pessoas sadias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário